segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um salto pra onde?

40 anos atrás o homem pisou na lua: “Um pequeno passo para o homem mas um salto de gigante para a humanidade”. Legal. Do ponto de vista tecnológico foi fantástico. Sou engenheiro de formação e fico maravilhado com esta proeza. Só uma coisa me perturba nisso tudo: um salto de gigante em direção a que?

Em 1969 o mundo estava mergulhado na Guerra Fria e tanto o regime alienador dos EUA quanto o regime alienador da URSS tinham que mostrar-se superior e nada mais fascinante que tirar a ficção cientifica das cabeças e trazer pro mundo real. Os benefícios disso tudo a gente pode ver quando vai ao supermercado ou até mesmo quando usamos um computador. No entanto ainda temos guerras e fome no mundo. Ainda vivemos as nossas desigualdades.

Em 2020 eles querem voltar. Eu não entendi ou não encontrei um motivo para isso tudo. Qual a finalidade de voltar à Lua? Será que não temos nada mais importante por aqui para nos preocuparmos? Será que teremos um novo desenvolvimento tecnológico ou agora um salto realmente relevante?

Acho que talvez eu não esteja conseguindo compreender nada disso. Não entendo o salto metafórico do Armstrong, não entendo a relevância de ir e voltar lá e não entendo a Guerra Fria, então, por favor, me expliquem!

Um comentário:

Praxedes disse...

Um salto para fora da realidade.
Nada como um feito de proporções grandiosas, para tirar o foco da realidade