sábado, 25 de abril de 2009

A próxima desculpa de Barrichello

Amanha teremos o GP do Bahrein (estou escrevendo isto num sábado as 22 e 50, pois o momento de racionamento de emprego racionou a minha diversão). Como a Ferrari não se encontra em condições de competir pelos primeiros oito lugares nossas esperanças mais uma vez se voltam para Rubens Barrichello, o piloto mais experiente dessa temporada.

No entanto, o desempenho do veterano não tem empolgado muito: segundo na Austrália, quinto na Malásia e quarto na China. Apesar de ser o vice-líder do campeonato, ele sempre esteve atrás de seu companheiro de equipe.

Mas isso nem me chama tanto a atenção, pois é somente um "mais do mesmo" dos tempos de Ferrari. O que me chama a atenção é a capacidade que ele tem de colocar a culpa em outras pessoas ou coisas. Uma hora o que não esta bem são os freios, outra hora é a chuva (mas ele não é bom em chuva?), outra hora são os freios novamente, o acerto do carro, e ainda tem o calor. Se não me engano um outro piloto brasileiro já ganhou em condições muito piores que essas, e não foi uma vez só! O próprio Rubens teve sua primeira vitória (31 de julho de 2000, na Alemanha) em condições muito difíceis, uma verdadeira aula de superação.

Concordamos que ele foi vítima de algumas trapalhadas - dignas de Didi, Dedé, Musum e Zacarias - da Ferrari, porém, isso é passado. O campeonato é outro! Chega de se fazer de vítima, de culpar o carro, o tempo, a pista ou qualquer outra coisa que possa acontecer. Ele deveria reconhecer que o problema é ele mesmo. Deveria dizer algo como "hoje não fiz meu melhor treino" ou "hoje o Button foi espetacular", sei lá! O pior é ainda ter que ouvir certo narrador querendo por pano quente nisso tudo, querendo colocar ele como um piloto acima da média.

Qual serão as próximas desculpas do Rubens? Freio? Pneu? Chuva? Sol? Eu acho que será algo como "este domingo é dia ímpar do mês e eu não dirijo muito bem em dias ímpares" ou então "hoje é lua crescente" ou então algo como "tem duas semanas que choveu no centro do Saara e teve um arco-íris, e quando isso acontece, não vou muito bem nas corridas".



Um comentário:

Praxedes disse...

Fala Wagner!
Tinha esquecido do seu blog
Fato, o Rubinho é um piloto ruim e sempre culpou os outros por isso!
Abraço!
Felipe